Euroespes Health

Centro Internacional de
Neurociência e Medicina Genômica

O Centro Internacional de Neurociências e Medicina Genômica EuroEspes baseia a sua atividade na Medicina Personalizada de ponta, utilizando todos os recursos diagnósticos e terapêuticos fornecidos pela genômica estrutural e funcional, epigenética, transcriptômica, proteômica e metabolômica.

As três principais patologias que respondem por 80% da morbidade e mortalidade nos países desenvolvidos são as doenças cardiovasculares (25-35%), câncer (20-30%) e distúrbios cerebrais (10-20%). Entre 80-90% dessas doenças prevalentes têm uma patogênese multifatorial na qual convergem fatores genômicos e fatores ambientais. Embora essas doenças possam ocorrer em qualquer idade, em mais de 70% dos casos são patologias dependentes da idade, aumentando sua prevalência na idade adulta e na velhice. Consequentemente, são doenças que vão gestando ao longo da vida e, portanto, são previsíveis com os devidos procedimentos preditivos, e passíveis de prevenção, pois quando se manifestam já vêm minando nosso organismo há décadas.

Uma das prioridades do Centro Internacional de Neurociência e Medicina Genômica é a implementação de Planos de Prevenção de doenças prevalentes para identificá-las em fases pré-sintomáticas ou precoces e poder intervir profilaticamente sobre elas para que não se manifestem, retardem seu aparecimento ou podem ser intervencionados terapeuticamente de forma eficaz com protocolos farmacogenéticos individuais personalizados.

O Centro Internacional de Neurociências e Medicina Genômica EuroEspes é pioneiro mundial na implementação da Medicina Personalizada baseada no conhecimento do Genoma Humano. A EuroEspes disponibiliza a medicina preditiva à sociedade, o que nos permite dar um passo à frente da prevenção e que se tornará a medicina do futuro nos próximos anos.

Somos a primeira empresa privada dedicada exclusivamente à pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central. Sediada em Bergondo (A Coruña), a EuroEspes é uma referência internacional e líder em Espanha neste campo de atividade, com patentes pioneiras em bioprodutos nutracêuticos e farmacogenómica.

A EuroEspes está listada no M.A.B. (Alternative Stock Market) desde 2011 (atual BME Growth desde setembro de 2020).

Nossa equipe é formada por pessoal da área de saúde e pesquisa com ampla experiência internacional no Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Índia, o que, aliado a equipamentos tecnológicos de ponta, nos permite oferecer um nível ótimo na organização e desenvolvimento de diferentes atividades médicas, de saúde, de ensino e de pesquisa.

Conheça os testes genéticos preditivos e farmacogenômicos da Euroespes

Screening Genético Preventivo

“Ajuda o médico a antecipar a doença e assim evitá-la ou minimizar seus efeitos”.
Este teste genético consiste em:
1. Teste Farmacogenético: Estudo dos 60 genes envolvidos na resposta a 1.200 medicamentos mais usado hoje. Contém informações essenciais para poder personalizar a prescrição de medicamentos.

2. Teste de risco genético: Neste caso existem 2 opções (opção 2.1 ou opção 2.2) para escolher uma delas:

2.1 Teste Genético por patologia, que inclui 2 PERFIS GENÉTICOS RISCO: Risco Genética Cerebrovascular + Risco Genético de Alzheimer ou Risco Genético de Parkinson Similarmente.

2.2 PgenP ou Personal Genomic Profile (Exome): é o resultado de uma análise genética global, resultado da aplicação da mais avançada tecnologia de NGS-WES (Next Generation Sequencing – Sequenciamento do Exoma Inteiro) no DNA obtido do paciente a partir de uma amostra de sangue ou saliva. PgenP descreve, em um relatório exaustivo, toda a variabilidade que caracteriza o indivíduo, e que está contido nas regiões codificando mais de 20.000 genes que compõem nosso genoma, ou seja, em áreas de expressão de proteínas, também chamadas de éxons.

Perfil de Risco Genético

Genética e Prevenção. A maioria das doenças da vida adulta (diabetes, hipertensão, hiperlipidemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer, demência, acidente vascular cerebral, etc.) conceito de doenças complexas e multifuncionais, caracterizadas por múltiplos defeitos genéticos em diferentes regiões do genoma humano, que, dadas certas condições ambientais, tornam nos tornamos mais suscetíveis a doenças.


Essas patologias são uma das principais causas de adoecimento e morte no mundo, causando incapacidade e custos sociais e de saúde significativos. Devido à interação entre os genes e o ambiente, doenças complexas podem ser prevenidas agindo sobre fatores ambientais com um plano de prevenção adequado.


Exemplos de Painéis de Risco Genético:

  • Alzheimer.
  • Parkinson.
  • Cérebro Vascular.
  • Cardiovascular.
  • Hipertensão.
  • Trombose.
  • Nutrição.
  • Outras.

Perfil Genômicos Pessoal

Estudo geral da “constituição genética” completa de um indivíduo. Ele permite uma melhor compreensão do risco de sofrer de doenças de base genética mais tarde na vida ou o risco de ter filhos com doenças raras.

O perfil genético personalizado do exoma inteiro (PgenP) fornece uma verificação abrangente da completa “composição genética” de um indivíduo. A informação genética que nos torna únicos reside no genoma, que é a totalidade de um material hereditário do organismo.  Mudanças na sequência de nossos genes podem levar a doenças que afetar o portador ou ser transmitida aos descendentes. Associações foram identificadas entre genes mutantes e mais de 3.000 doenças genéticas, incluindo doenças cardíacas, neurológicas, doenças, cânceres hereditários e muitas outras condições.

O método genômico de sequenciar as regiões codificadoras de proteínas do genoma é chamado de exoma sequenciamento. O exoma humano representa menos de 2% do genoma, mas contém 85% do variantes genéticas conhecidas por causar doenças. O conhecimento dessas sequências ajuda o indivíduo a entender melhor seu risco de desenvolver doenças de base genética mais tarde na vida ou o risco de ter filhos com doenças raras.

Este serviço fornece informações que podem ser relevantes para fins de planejamento familiar, prevenção de doenças graves ou como auxílio à detecção e diagnóstico precoces.
  • Pessoas com histórico familiar de doença.
  • Casais pensando em ter filhos.
  • Em geral, quem deseja conhecer seu perfil de risco genético para todos os tipos de patologias.

Cartão Farmacogenético

O Cartão Farmacogenético é o resultado do estudo dos 60 genes envolvidos na resposta aos 1.200 medicamentos mais usados ​​atualmente. Contém informações fundamentais para personalizar a prescrição de medicamentos.

Principais benefícios:
  • Saiba quais medicamentos você pode tomar e se eles são os mais adequados para a sua doença.
  • Saiba quais não tomar e também consiga evitar reações adversas.
  • Ajuste corretamente a dosagem de cada medicamento.
  • Evitar gastos desnecessários com medicamentos inúteis.
  • Preserve sua saúde com medicamentos adequados ao seu perfil genético.
  • O cartão é para toda a vida, pois sua genética não muda.

Ficou interessado?
Entre em contato conosco para mais informações

Esporte e lazer

  1. Predisposição de resistência
  2. Sensibilidade à inflamação
  3. Massa corporal magra
  4. Cãibras musculares
  5. Volume muscular
  6. Recuperação pós-exercício
  7. Predisposição de poder
  8. Predisposição da frequência cardíaca em repouso
  9. Risco de lesão de tecidos moles
  10. Predisposição VO₂max
  11. Gene guerreiro

Dieta e nutrição

  1. Adiponectina
  2. Dependência de álcool
  3. Metabolismo do álcool
  4. Regulação do açúcar no sangue
  5. Metabolismo da cafeína
  6. Carboidratos e lipídios no sangue
  7. Carboidratos e peso corporal
  8. Tipo de dieta
  9. Proteína C reativa (PCR)
  10. Gene de queima de gordura
  11. Sensibilidade ao glúten
  12. Sensibilidade à insulina
  13. Falta de ferro
  14. Sobrecarga de ferro
  15. Intolerância a lactose
  16. Dependência de nicotina
  17. Ômega-3 e triglicerídeos
  18. Metabolismo ômega-3
  19. Estresse oxidativo
  20. Percepção do sabor amargo
  21. Percepção do sabor doce
  22. Potássio
  23. Resposta às gorduras monoinsaturadas
  24. Resposta às gorduras poliinsaturadas
  25. Resposta às gorduras saturadas
  26. Risco de estar acima do peso
  27. Sensibilidade ao sal
  28. Saciedade e fome
  29. Selênio
  30. Ingestão de doces
  31. Vitamina b12
  32. Vitamina B6
  33. Vitamina B9
  34. Vitamina C
  35. Vitamina D
  36. Vitamina E
  37. Recuperar a perda de peso
  38. Zinco